Reference Quote

Se tivessem feito essa peregrinação instrutiva, verificariam que o servilismo intelectual é no homem um vício irredutível, e que por mais que se facilite o largo e livre exercício da razão, e que se lhe ensine a sacudir o despotismo dos oráculos - sempre ele por instinto, por covardia, por indolência, por desconfiança de si próprio, abdicará do direito de pensar originalmente e se submeterá com prazer, com alívio, a toda a autoridade, que, à maneira de um pastor entre um rebanho, se erga, toque a buzina e lhe aponte um caminho com o cajado. Realmente a humanidade é gado - e o primeiro movimento de toda a cabeça livre é pender para o sulco aberto, enfiar para debaixo da canga.

Similar Quotes

For it is because he acts ignorantly, with a wrong intelligence and therefore a wrong will in these matters, that man is or seems to be bound by his works; otherwise works are no bondage to the free soul.

Enhance Your Quote Experience

Enjoy ad-free browsing, unlimited collections, and advanced search features with Premium.

We may insist as often as we like that man's intellect is powerless in comparison to his instinctual life, and we may be right in this. Nevertheless, there is something peculiar about this weakness. The voice of the intellect is a soft one, but it will not rest until it has gained a hearing. Finally, after a countless succession of rebuffs, it succeeds.

"Nenhuma regra moral genérica pode indicar o que devemos fazer; não existem sinais outorgados no mundo. Os católicos replicarão: "Mas claro que há sinais". Admitamos, sou eu mesmo, em todo caso, que escolho o significado que eles têm. Quando eu estava preso, conheci um homem impressionante, que era jesuíta. Ele tinha entrado na ordem da seguinte forma: havia passado por uma série de infortúnios bastante dolorosos; ainda criança, seu pai foi morto, deixando-o pobre. Ele foi recebido como bolsista em uma instituição religiosa onde constantemente lhe repetiam que ele tinha sido aceito por caridade; consequentemente, ele não recebeu muitas das distinções honoríficas com que as crianças são gratificadas; depois, por volta dos dezoito anos, - coisa pueril, mas que foi a gota d'água que fez o vaso transbordar - ele foi reprovado em sua preparação militar. Portanto, esse rapaz podia achar que tudo tinha dado errado para ele; era um sinal, mas um sinal de quê? Ele podia refugiar-se na amargura ou no desespero, mas avaliou, muito habilmente para seu próprio bem, que esse era o sinal de que ele não fora feito para os triunfos seculares, e que só os êxitos da religião, da santidade e da fé é que estavam ao seu alcance. Assim, viu nisso uma mensagem divina e ingressou nas ordens. Quem não vê que a decisão do sentido do sinal foi tomada exclusivamente por ele?"

Concluí, assim, tudo o que desejava apresentar sobre o poder da mente sobre as emoções e a liberdade da mente. Daí resulta quão potente é o homem sábio e quanto ele supera o homem ignorante que é movido apenas por seus desejos e paixões.
Pois o homem ignorante não é apenas distraído de várias maneiras por causas externas sem nunca obter a verdadeira aquiescência de seu espírito, mas sobretudo vive, por assim dizer, inconscientes de si mesmo e de Deus e das coisas, e assim que cessa de sofrer, cessa também de ser:
Enquanto que o homem sábio, na medida em que é considerado como tal, dificilmente é perturbado no espírito, mas, sendo consciente de si mesmo e de Deus e das coisas, por uma certa necessidade eterna, nunca deixa de ser, mas sempre possui a verdadeira aquiescência de seu espírito.
Se o resultado que indico parece excessivamente difícil, pode, no entanto, ser descoberto. Meditações devem ser difíceis, visto que raramente são encontradas. Como seria possível, se a salvação estivesse disponível em nossas mãos, e pudesse ser encontrada sem grande esforço, que fosse negligenciada por quase todos os homens? Mas todas as coisas excelentes são tão difíceis quanto raras.

Enhance Your Quote Experience

Enjoy ad-free browsing, unlimited collections, and advanced search features with Premium.

Quem poderia assegurar que um terno e delicado senso de honra bata com os primeiros impulsos do coração quando nenhum homem sabe qual a regra de honra em uma nação que continuamente varia o padrão da sua moeda? Nenhuma parte da vida reteria suas aquisições. Barbárie no que diz respeito à ciência e literatura, imperícia no que diz respeito às artes e manufaturas, infalivelmente sucederiam à falta de uma educação firme e um princípio resoluto; e assim a própria comunidade, em poucas gerações, desmoronaria, e, finalmente, dispersar-se-ia por todos os ventos dos céus.

Whatever does not spring from a man’s free choice, or is only the result of instruction and guidance, does not enter into his very being, but remains alien to his true nature; he does not perform it with truly human energies, but merely with mechanical exactness...we may admire what he does, but we despise what he is.

Loading...